Utilidade das pastilhas

10 de nov de 2016
Olá Realezas,

Como vocês sabem decorar uma casa ou mesmo fazer uma reforma não é tarefa fácil, mas aqui vão algumas dicas de utilidade das pastilhas. Seja dentro ou fora de casa, em ambientes molhados ou secos, abuse do bom gosto. As inúmeras opções oferecidas no mercado hoje facilitam essa escolha, mas para não se decepcionar ao final da obra é preciso entender sua funcionalidade no projeto. Na opinião de arquitetos e profissionais da área, as pastilhas têm três apelos, o preço, a variedade de cores, e o fato de usar um revestimento pequeno para ampliar o ambiente. 

As pastilhas chamam a atenção pela beleza, descontração e dinamismo e podem ser feitas dos mais variados materiais, como vidro, porcelana, cerâmica, coco, metal e mármore; podem ter estampas, desenhos ou serem artesanais e em tamanhos distintos.Há várias maneiras de usar as pastilhas de vidro na hora de decorar, basta ter criatividade para inovar a estética dos ambientes residenciais. As pecinhas podem dar origem a um efeito monocromático ou multicolorido, isso dependerá do gosto e das preferências dos moradores. As pastilhas estão em alta e se apresentam em tantos formatos e materiais que olhando com minha amiga pela internet, resolvi dividir um pouco com vocês.



CARACTERÍSTICAS:
Revestimentos pequenos, vendidos em placas, colados em um papel aderente para facilitar a aplicação. Podem ter vários acabamentos e materiais acrescidos (porcelana, cerâmica, vidro transparente, vidro colorido fosco, com acréscimo de metais, purpurina, materiais de lâmpadas fluorescentes recicladas, osso de boi, casca de coco, etc, etc.). As pastilhas podem ser industrializadas ou artesanais, vem em tamanhos diversos, desde  2×2 até 12×12 cm ou mais; podem ser colocadas em grandes áreas ou usadas como detalhes. São especialmente  indicadas para revestir superfícies muito irregulares, por serem pequenas.

As pastilhas de vidro são compostas por uma mistura de areia e outros materiais inorgânicos, fundidos em fornos de alta fusão – 1600ºC.  Após fundida, ela é afinada e condicionada termicamente, tornando-se uma massa homogênea, depois resfriada até 120ºC e preparada para o corte) e pigmentos.

Elas devem ser instaladas em piso ou paredes livre de fissuras, trincas e umidade. Na parte inferior e no contrapiso recebem argamassa colante. Depois de 2 horas do assentamento, deve-se efetuar limpeza para que o papel saia. O rejunte e a argamassa devem ser escolhidos de acordo com o produto e o ambiente de uso.O Rejunte Epóxi é excelente, mas siga as instruções do fabricante para não ter problemas.

USOS:
Ambientes internos e externos, Pisos e paredes de áreas molhadas, piscinas, fachadas, compondo mosaicos, etc. Normalmente, com baixíssima absorção de água, são revestimentos perfeitos para áreas molhadas, mas é sempre  necessário consultar o fabricante/vendedor para confirmar se a pastilha escolhida é apropriada (por suas características de resistência a atrito, desgaste e abrasão, porosidade, dureza, limpabilidade, capacidade antiderrapante ou não,etc) ao ambiente desejado. Por exemplo:
Em  cozinhas e banheiros:Limpabilidade 5 , no piso, antiderrapante, rejunte impermeável.  
Em quintais, garagens e corredores e material que resista a pressão por peso. As pastilhas de vidro são resistentes somente ao tráfego moderado de pessoas. Elas também não absorvem líquidos, inclusive óleos, e resistem a diversas substâncias químicas – exceto ácido fluorídrico, sem perder tonalidade e brilho.

MANUTENÇÃO: Lave o piso com água e sabão; escovas podem provocar riscos. 

VANTAGENS: Sempre está na moda, é durável e  não desbota. Impermeável, tem grande variedade de cores, tonalidades e tamanhos e permite composições diferenciadas de efeito estético único.

DESVANTAGENS: Para instalar procure não é necessário mão de obra especializada. É um piso um pouco frio, desconfortável para lugares frios. E sempre comece a aplicação debaixo para cima.

Bom, realezas espero que tenham gostado de saber mais sobre as pastilhas e até o próximo post.

12 comentários

Deixe seu comentário com dicas e sugestões, não esqueça de seguir
Venha fazer parte deste #TimedeRealezas que só cresce.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.