Hair | O que é Vitaminose?

18 de mar de 2017
Olá Realezas,

Vocês sabem o que é VITAMINOSE?

 De acordo com o Dicionário Aurélio: Denomina-se vitaminose a carência ou excesso de vitamina no organismo.

Todo mundo sabe que o excesso ou carência de todos os nutrientes fazem mal ao organismo, entretanto, o que as pessoas esquecem que a HIDRATAÇÃO é a reposição de vitamina e água no couro cabeludo auxiliando no crescimento e fortalecimento capilar mas que o excesso ou a falta causam problemas graves.

No post passado falei a respeito de procedimentos bomba através da resenha da salon line (clique aqui) e me deu um estalo para explicar detalhadamente sobre a VITAMINOSE, tão presente em alimentos e em procedimentos estéticos.

Antes de realizar qualquer procedimento é necessário pesquisar e você que acha que suas aulas de ciência era apenas para decorar, acaba de se enganar, apesar de não estar na escola, sei o quanto especial e importante foram cada uma de minhas aulas (tirando a professora kkkk).

Abaixo deixo para vocês o que o excesso e a falta causam:

VITAMINA: Vitamina A
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Importante para a saúde da pele, olhos, dentes, cabelos e ossos. Ajuda no crescimento e aumenta a resistência de infecções em crianças.
CARÊNCIA / EXCESSO: Carência – cegueira noturna, lesões e ressecamento de pele e mucosas, retardo no crescimento. Excesso – Perda de apetite, amarelamento da pele, queda de cabelo, pele seca, fragilidade óssea.
FONTES: Tomate, leite, manteiga, verduras amarelas, abóbora, folhosos verde escuro, melão, pêssego.

VITAMINAS: Vitamina B1Tiamina
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Importante para o funcionamento dos músculos e cérebro, facilita a absorção dos glicídios principalmente no cérebro.
CARÊNCIA / EXCESSO: Redução do apetite, cansaço, obstipação, irritabilidade fácil, esquecimento, raciocínio lento, inchaço dos pés e mãos, perda de peso, debilidade muscular, fraqueza, taquicardia.
FONTES: batata doce, banana, cereais integrais, frutas, arroz, leite, nozes, legumes, levedura

VITAMINAS: Vitamina B2 Riboflavina
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Favorece o crescimento, formação das células vermelhas do sangue, integridade da pele, mucosas e da visão.
CARÊNCIA / EXCESSO: Sensibilidade ocular (coceira, ardência, fotossensibilidade), dor de cabeça frontal, língua inchada e avermelhada, queilose (rachaduras nos cantos da boca), seborréia, lesões na pele.
FONTES: Cereais, leite e seus derivados, banana, lentilha, cenoura, cereais integrais, folhosos verde escuro.

VITAMINAS: Vitamina B3 Nicotinamida/ , ácido nicotínico ou niacina
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Importante para a produção de energia nas reações celulares.
CARÊNCIA / EXCESSO: A carência severa causa a Pelagra (doença caracterizada pôr 3D=dermatite, demência, diarréia) , tremores, língua amarga. Além de fraqueza musculares, diminuição do apetite, indigestão, insônia, fadiga. Excesso pode causar o esgotamento do músculo cardíaco.
FONTES: Ameixa, figo, tâmara, amendoim, grãos integrais, legumes

VITAMINAS: Vitamina B5 Ácido Pantotênico
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Importante para a integridade da pele e mucosas, saúde capilar, e nos processos de cicatrização.
CARÊNCIA / EXCESSO: Sua carência pode causar dores de cabeça, náuseas e vômitos.
FONTES: Carne de soja, cereais, tomate, levedura.

VITAMINAS: Vitamina B6 Piridoxina
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Atua nos processos de: obtenção de energia dos alimentos, regulação da pressão arterial e função cardíaca, produção de anticorpos
CARÊNCIA / EXCESSO: Sua carência causa cansaço, vertigens, irritabilidade, convulsões, lesões na pele, anemia, sonolência, depressão, perda de apetite. Fatores que levam à carência – pacientes cardíacos, alcoolismo, uso de anticoncepcionais, idosos, adolescentes.
FONTES: Verduras, cereais, frutas, grãos, banana, melão, repolho, batata doce.

VITAMINAS: Vitamina B9Ácido Fólico
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Atua em diversas funções metabólicas.
CARÊNCIA / EXCESSO: Sua carência causa transtornos neurológicos e cutâneos, anemia, alterações digestivas – diarréia -, gengivites.
FONTES: Leite, couve-flor, brócolis, espinafre, gérmen de cereais, batatas, legumes, folhas verdes, lentilha, feijão corda.

VITAMINAS: Vitamina B12 – Cianocobalamina
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Atua na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, na integridade das células nervosas da pele, e na formação do DNA.
CARÊNCIA / EXCESSO: Sua carência causa anemia com os sintomas de cansaço, falta de ar, palidez cutânea, dores de cabeça, irritabilidade, predisposição à infecções, perda de memória, diarréia e redução da absorção de nutrientes, inflamação na língua. Fatores que levam à carência – cirurgia intestinal, uso abusivo de antiácidos, álcool, tabagismo, doenças gástricas (gastrite, gastroenterites, etc.).
FONTES: verduras, cereais,  banana, lentilha, leite e derivados, cenoura, batata doce.

VITAMINAS: Biotina
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Auxilia na digestão das gorduras e em várias reações químicas do organismo.
CARÊNCIA / EXCESSO: Sua carência causa alterações na pele, palidez, perda de apetite, dores musculares, insônia, dores no peito, aumento de colesterol, cansaço, náuseas, transtornos mentais. Um dos fatores que levam à carência é o uso em grande quantidade de clara de ovo crua.
FONTES: Carne branca, leite, legumes, cereais, nozes, chocolate, castanha.

VITAMINAS: Vitamina C (ácido ascórbico)
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Previne hemorragias, protege os pulmões da ação dos resfriados e poluentes. Auxilia na absorção de ferro presente nos alimentos vegetais, mantêm a integridade da pele e mucosas e auxilia na cicatrização, além de fortalecer o sistema imunológico.
CARÊNCIA / EXCESSO: Fadiga, falta de apetite, emagrecimento, feridas na boca, fragilidade capilar, hemorragias, queda de cabelos. ATENÇÃO: Suas necessidades são aumentadas em período de estresse e por fumantes.
FONTES: Caju, acerola, goiaba, legumes, couve-flor, batata, aspargos, tomate, mamão, frutas cítricas, morango, abacaxi, pimentão verde.

VITAMINAS: Vitamina D (calciferol)
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Contribui para a formação dos ossos e dos dentes, previne o raquitismo. Facilita a absorção do cálcio e fósforo.
CARÊNCIA / EXCESSO: Carência – raquitismo, fragilidade óssea (fraturas), dentes fracos, deformidades esqueléticas. Excesso – calcificação óssea excessiva, cálculos renais, dor de cabeça, náuseas e diarréia.
FONTES: Óleos vegetais, gérmen de trigo, luz solar (converte pró vitamina D do organismo em vitamina D), leite, queijo.

VITAMINAS: Vitamina E (Tocoferol)
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: É antioxidante e atua protegendo a membrana celular, ajudando a retardar o envelhecimento.
CARÊNCIA / EXCESSO: Carência – Anemia e envelhecimento precoce, além de alterações musculares.
FONTES: Gérmen de trigo, verduras cruas, iogurte, óleos vegetais, folhosos, amendoim, leite, manteiga, espinafre.

VITAMINAS: Vitamina K
FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA: Fundamental para a coagulação sanguínea.
CARÊNCIA / EXCESSO: Carência – deficiência na coagulação sanguínea, hemorragias. Excesso – hemorragias com placas vermelhas na pele.

FONTES: iogurte, alface, brócolis, verduras cruas, couve-flor, óleos vegetais, repolho, soja, espinafre. ATENÇÃO: é importante lembrar que uma parte da vitamina K é produzida no próprio organismo

Espero que tenham gostado e até o próximo post.

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