Filhas de Iansã

6 de nov de 2017
Olá Realezas,

Como sempre digo nosso blog é eclético então abordo todos os temas, então vamos começar a falar sobre diversas religiões, será apenas uma vez por mês então vamos começar com minha mãezinha, para quem não sabe sou umbandista com muito orgulho e iniciamos falando das filhas de Iansã.... Eu.


Iansã, orixá sincretizada com Santa Bárbara, também chamada Oyá. Ela dá a seus filhos a personalidade forte e o jeito “rasgado” de viver.

Deusa guerreira da Umbanda comemorada em 04 de dezembro

Aqueles que já consultaram o Jogo de Búzios e sabem que são filhos de Iansã tem porte poderoso,  costumam ter temperamento indomável, diretos nas palavras e exagerados em tudo aquilo que lhes pareça importante. Competitivos, difíceis de lidar e intensos em suas paixões.

O nome Oyá significa “raio”  e como um raio que corta os céus, o rio Níger atravessa o continente africano como se o rasgasse ao meio, e foi só após se unir a Xangô. O nome Iansã é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer, Iansã pode ser traduzido como a mãe do céu rosado ou a mãe do entardecer.

Iansã sincretizada com Santa Bárbara


Apesar da associação com o rio, Iansã quase nada tem a ver com o domínio das águas. Seu símbolo, como o de Ogum, é a espada, a guerra. De tão impulsivos e explosivos os que têm Iansã como orixá de cabeça podem significar perigosos relacionamentos amorosos para os incautos. Muito apaixonados e exigentes no amor, os filhos de Iansã são implacáveis como a tempestade!

Às vezes pode ser contraditório ou injusto o que fala ou faz um filho de Iansã. A própria divindade que tem como símbolo o rio é representada também, e principalmente, pelo fogo que o raio gera ao cair sobre a terra, ao mesmo tempo que é feminina e usa as cores rosa e vermelho, usa-as em tons de sangue, ferro e terra para se representar é, também, ativa e independente, ressaltando as características que se aproximam dos comportamentos mais masculinos na sociedade.

Iansã, comemorada no “Dia de Santa Bárbara“em 04 de dezembro, dia de nossa “Obrigação Anual para Iansã” é uma orixá que sempre guarda boa distância das outras personagens femininas centrais do panteão mitológico africano, e se aproxima mais dos terrenos consagrados tradicionalmente ao homem, pois está presente tanto nos campos de batalha, onde se resolvem as grandes lutas, como nos caminhos cheios de risco e de aventura – enfim, está sempre longe do lar; Iansã não gosta dos afazeres domésticos.

Oração a Iansã

Querida Mãe Iansã, defenda da inveja, do negativismo e das demandas. Com o vento, seu domínio Minha Mãe, varra todas as minhas dúvidas e com o fogo sagrado do seu amor aqueça o meu coração. Iansã, rainha de Xangô, rainha dos raios, que a sua espada defenda todos os meus desejos, minha casa e meu trabalho. Que a sua coroa brilhe em minha mente, assim como brilha sempre ao raiar do sol e com isso eu possa enxergar os caminhos pelos quais devo passar para crescer espiritualmente. Olhe Iansã, por seu filho(a) que lhe pede (fazer pedido). Epahei Oyá!  
Já sabe qual é o seu orixá de cabeça?



Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe seu comentário com dicas e sugestões, não esqueça de seguir
Venha fazer parte deste #TimedeRealezas que só cresce.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.