Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?

14 de fev de 2018
Olá Realezas,

Em um enredo cheio de sátiras e polêmicas, a Paraíso do Tuiuti mereceu minha atenção ao seu desfile.Vindo com uma comissão de frente que questionava sobre o verdadeiro fim da escravidão, trouxe a época em que os escravos eram amordaçados, palavras como:





 "Viu, o capataz não é branco" uns dizia, outros "Nossa que enredo desnecessário" dizia outros, será? Será que realmente era desnecessário, ou apenas trocamos as correntes e mordaças?



Realezas, vocês sabem que não gosto de trazer polêmicas para o blog, porque considero este, o meu canto sagrado, mas como ficar quieta quando uma escola de samba aproveita o espaço e fala tudo que queremos falar e muitas vezes somos calados.



Quando anunciaram o tema desta escola eu que pouco conhecia decidi pesquisar as raízes da escola e me encantei com cada palavra mencionada, cada artigo publicado, uma escola que superou as expectativas.



Cada passo da comissão de frente me levou as lágrimas, a historia contada através de uma letra forte e a linguagem corporal que me arrepiou do inicio ao fim e na minha mente apenas vinha: "Que enredo é esse, que expressão corporal é esta?". O desfile desta pequena escola foi tão tocante que até os bailarinos foram levados as lágrimas.



As imagens são fortes? Sim, são... Mas quando trazidas por uma blogueira que não tem o minimo de conhecimento em história, ela fica mais bonita, não é mesmo?
O desfile mitou em todos os sentidos quando trouxe representado a imagem do nosso "querido e amado" presidente vestido de vampiro.



O carro e um ala inteira com carteiras de trabalho sujas, e destruídas representando a reforma previdenciária.





  • Bom Realezas,é só isso por hoje até o próximo post.

18 comentários

  1. Adoro esses assuntos polêmicos porque poucos tem a ousadia de mostrar os fatos como realmente são, e isso nos toca. Muitos ainda não conheceram as nossas raízes, não sabem sobre história e tão pouco devem estar preocupados, uma pena! Não vi nenhuma escola ,mas essa com certeza deve ter dado um banho de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada eu tive que mostrar a verdade e realidade porque isso me tocou.

      Excluir
  2. Nossa, fiquei impressionada, a gente nunca espera que alguém fale abertamente o que precisa ser dito e achei genial a forma em que representaram que nossa carteira de trabalho não tem valor nenhum para quem está acima.

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu adorei o seu post,
    Super envolvente e me admiro a coragem dessa escola de samba da um tapa na cara da sociedade e cuspir tudo o que intala nas gargantas de mtos.
    Mto impressionante eu adorei e ver um pouco mais sobre minhas raízes que sim, tenho sangue africano em minhas veias e amo mto admiro mto.
    Parabéns pelo post sensacional.

    ResponderExcluir
  4. Realmente. Muito tocante,forte. Que nos levam a extrema reflexão sobre a realidade da sociedade. E eis a questão:Está extinta a escravidão?? O que desejo para os seres humanos é compreensão. É, não é fácil, mas vamos seguindo a ter esperança num futuro melhor para todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei que não ... Ah escravidão continua só que agora com negros e brancos

    ResponderExcluir
  6. Não acompanhei os desfiles, mas vendo o seu post, me admiro a coragem dessa escola de expressar toda a realidade, e que apareça mais pessoas com essa coragem. Talvez assim possamos mudar um pouco a realidade. Super bjo

    ResponderExcluir
  7. N acompanho carnaval mas adorei essa escola e o enredo td

    ResponderExcluir
  8. Debate político de primeira e com a centralidade da exploração do capital sobre o trabalho humano e todas as suas decorrências: desigualdade social, escravidão contemporânea, trabalho precarizado, ataque aos direitos sociais e trabalhistas. E parece que não me equivoquei. Não acompanhei os desfiles mas depois de todo emponderamento dessa escola busquei saber, arrasou simplesmente.

    ResponderExcluir
  9. Não curto carnaval mais acredito que esses tipos de debates fazem a cultura do País crescer.

    ResponderExcluir
  10. Isso nos faz pensar e refletir, me deixou bem emocionada, porque isso é a nossa história, história de muitos que já foram ou que ainda traz na memória histórias que seus avós contaram, arrasou no post

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você, foi uma escola que surpreendeu e abordou um tema extremamente importante! Eu nem considero polêmica, você fez muito bem em trazer um post sobre o enredo da escola!Foi incrível, bonito e forte! E claro, amei seu post.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você, foi uma escola que surpreendeu e abordou um tema extremamente importante! Eu nem considero polêmica, você fez muito bem em trazer um post sobre o enredo da escola!Foi incrível, bonito e forte! E claro, amei seu post.

    ResponderExcluir
  13. Post muito bom, eu vi essa fantasia da Tata ela foi muito infeliz. E essa escola que desfilou dando um tapa na cara da sociedade, simplesmente arrasou!

    ResponderExcluir
  14. Assunto polêmico que deve ser compartilhado com certeza. Adorei o enredo e toda a escola. Mereceu toda a atenção que pediu. Surpreendente!

    ResponderExcluir
  15. Eu não acompanho carnaval e nem os desfiles mas vi sobre esse assunto e eles causaram hein!! Adorei a coragem deles!!

    ResponderExcluir
  16. Não acompanhei o desfile, mas foram bem criativos com as roupas e personagens, homenagens ...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com dicas e sugestões, não esqueça de seguir
Venha fazer parte deste #TimedeRealezas que só cresce.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.