Hiponatremia | O que é e como prevenir

By Olá Realezas by Karina Autieri - agosto 24, 2018


Olá Realezas,

Vocês sabem o que significa Hiponatremia? Eu também não sabia até que tive isso, pois bem, eu emagreci 35 Kg sozinha, somente com exercícios e reeducação alimentar, porém na busca de um corpo perfeito fazemos coisas loucas e eu me coloquei no desafio de beber 3 l de agua durante 7 dias e até instalei o aplicativo, porém na prática não foi bem assim. O que nem todos sabem é que a combinação entre água em excesso e a ausência de nutrientes perdidos durante o exercício pode levar a um quadro perigoso: a hiponatremia.



A hiponatremia pode evoluir rapidamente e causar um inchaço excessivo do cérebro (edema cerebral), levando ao aparecimento de sintomas neurológicos como letargia, fraqueza, sonolência e mal-estar, que progridem rapidamente para crises convulsivas e coma, seguida de morte caso não seja tratada adequadamente.

Frequentemente a hiponatremia é uma complicação de outras doenças nas quais os fluidos ricos em sódio são perdidos, como na diarreia ou vômitos, ou quando água em excesso se acumula no corpo, causando uma verdadeira diluição no sangue, como nos casos de polidipsia (excessiva sensação de sede) ou secreção inadequada do hormônio antidiurético.



O diagnóstico é feito através da anamnese (história clínica do paciente). Se necessário, ele deverá realizar exames físico e laboratoriais, como de sangue e urina. O objetivo do tratamento é corrigir a osmolalidade da água corporal e, assim, restaurar o volume celular ao elevar a relação entre sódio e água.



Eu tive estes sintomas no 5 dia de beber 3l de água, comecei a ter diarreia e vômitos e para conseguir me adequar no 6 dia tomei apenas 1,2l e fui aumentando gradativamente, fui irresponsável e tenho que falar para vocês as coisas boas e ruins. A realidade é que NUNCA devemos fazer isso autoavaliar e achar que é assim, pois meu peso agora eu deveria beber apenas 2100l apenas e é isso que estou fazendo tomando cerca de 2l por dia.

Vocês já fizeram algo imbecil igual a mim? Deixe nos comentários quero saber

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Deixe seu comentário com dicas e sugestões, não esqueça de seguir
Venha fazer parte deste #TimedeRealezas que só cresce.

Compartilhar